EspecialNotícia

O final dos games de terror está proximo ?

ads_ff2

Os jogos de terror estão sofrendo algo inesperado, algo que pode comprometer completamente todo sua experiência no game, e isso vem acontecendo aos poucos. Com o sucesso o passar dos anos muitos games se reinventarão, mas nem sempre as mudanças agradaram e da mesma forma que essas mudanças trouxeram inovações, foram esquecendo algo básico nesses games, o terror. Como algo tão primordial acaba se perdendo? Existe um exemplo perfeito para isso!

residentevil

Resident Evil, uma das séries mais aclamadas do gênero Survivor Horror, teve seu primeiro game lançado em 1996 para PSone, o jogo foi um grande sucesso e conseguiu trazer popularidade ao seu gênero. A história dessa saga tinha potencial, e conseguiu inúmeras sequencias e logo as inovações chegaram, todas pequenas a maioria apenas gráfica até a chegada do RE4, esse game era um exclusivo de GameCube mas em pouco tempo foi lançado para Ps2 também e logo após para PC e Wii, o jogo mudou tudo que sabíamos sobre Resident Evil, desde gráficos a estilo de game e muitos torceram o nariz pra essas mudanças o jogo era praticamente outro, porém esse game pode ser considerado um dos games que trouxeram mais inovações para os jogos, sua engine era muito boa e os gráficos incríveis para época e aquela atmosfera de terror ainda estava presente. Em 2009 uma continuação para a saga principal foi lançada, Resident Evil 5 seguiu o caminho do Resident Evil 4 mantendo todas inovações e trazendo novas, o jogo tinha um sistema de Coop(Split screen e Online) definitivamente algo que facilitou muito o game e até o tornou um pouco mais divertido, mas nem tudo é um mar de rosas e esse foi o Resident Evil mais criticado, Onde estava o terror desta vez? O jogo era mais parecido com Gears Of War do que a qualquer outro Re, e enfrentar inimigos que podem atirar e tem algum tipo de consciência não era o que os fãs esperavam. Logo Resident Evil 6 saiu, com a difícil tarefa de reconquistar seus fãs e dar o gostinho do medo novamente aos seus players, o game contia 3 campanhas dentre elas uma se destacava e podemos dizer até que é a principal do game, a campanha do Leon foi algo que agradou muito e deu aquele gostinho dos primeiros Re’s, mas ficou só por isso mesmo as outras duas são pura ação e isso para um jogo que já foi considerado um dos maiores jogos de terror é lamentável.

dead-space-3-awakened-promete-muito-horror-ao-jogo

Isso não se resume apenas a jogos antigos, em 2008 um lançamento abalou o mundo dos games e comentários como o ”Survivor Horror voltou” se tornaram frequentes. Dead Space conseguiu fazer novamente muitos sentirem aquela velha sensação de panico que os jogos de terror antigos provocava, em pouco tempo se tornou um sucesso agraciado pelas criticas e não demorou muito pra que uma sequencia chegasse, Dead Space 2 conseguiu o que muitos duvidavam com várias mudanças na jogabilidade tornando o personagem menos robótico e com movimentos mais fluídos, não apenas deu continuidade melhorando o jogo como também o tornou até mesmo mais assustador um grande feito para EA o que gerou uma nova continuação. E é aqui que a coisa começa a andar para atrás Dead Space 3 perdeu todo aquele clima de terror, o game não dava mais susto e mesmo com todos os exemplos do Resident Evil acabou cometendo o mesmo erro e o transformando em um game de ação, o engraçado é que esse Dead Space tem um coop sera esse o problema dos jogos de terror? Aposto que não, Dead space 3 ainda é um ótimo game porém não é um bom Survivor Horror.

silenthill2

 

Nem todas esperanças estão perdidas meu caro, existem aqueles games que não se perderam

tanto e mantem aquilo que todos querem, o medo. Silent Hill é um exemplo de games que não se perdem, com 8 games agraciados pelos jogadores continua mantendo a qualidade dos games, em todos uma história muitas vezes confusa porém genial e a pouco tempo completou 15 anos de existência no dia 31 de janeiro, o game é famoso por sempre ter um protagonista novo a cada game e trazer uma história com vários finais, seu ultimo game lançado foi Silent Hill Downpour e teve várias criticas positivas, algo que melhorou muito foi a jogabilidade que sempre foi muito travada na maioria dos games, mesmo assim os especialistas criticam as inovações do game, porém esse é um daqueles games que você sabe o que vai encontrar e não deve esperar algo diferente, sustos, medo e monstros bizarros.

Mas com toda essa queda de franquias, os games de terror indie se tornaram uma opção viável, games como Amnesia: A Machine for pigs e Outlast  ganharam um enorme carinho dos players a qualidade gráfica e toda ambientação, nos mostrou que mesmo com cachê menor pode se fazer um game de terror com qualidade e é ótimo sentir que o terror não vai morrer tão cedo para os gamers.

outlast-review-1102051

Só nos resta aguardar a tão esperada ressurreição dos games de Terror.

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo