.Brasil dos GamesEspecialNotícia

Brasil dos Games: Entrevista com os criadores do Gamafik site brasileiro de venda e troca de jogos

download (3)Essa semana conversamos com o Yuri Marques, um dos responsáveis pelo site Gamefik, um site onde os usuários podem comprar, vender ou trocar seus jogos de maneira simples e segura. Então aperte o cinto e “vambora” .

Gamer Spoiler: Explique pra gente o que é o Gamefik.

Gamefik: A princípio, o Gamefik é uma plataforma que oferece uma experiência divertida e segura para gamers fazerem suas negociações de itens relacionados ao “universo gamer”. A começar por jogos de diversas plataformas sejam estes novos ou usados.

Gamer Spoiler: Fale um pouco sobre a startup, como surgiu essa ideia?

Gamefik: A idéia de fazer algo voltado para área de games surgiu há aproximadamente 2 anos, o Luan, fundador e diretor do Gamefik, tinha percebido que havia uma lacuna muito grande nesse mercado e pivotou o primeiro esboço que na época, aproveitando um pouco o boom das compras coletivas, pensou em ‘um peixe-urbano’ dos games. Na ocasião, acabamos conhecendo o nosso tutor João Ramirez por meio de um amigo incomum e que era expert no assunto e no empreendedorismo, mostramos a idéi e logo percebemos que a operação disso era muito mais complexa do que tínhamos capacidade de executar, afinal, éramos  só 2 empreendedores de primeira viagem sem capital algum. Observamos também que seria quase impossível dar grandes descontos (o que era o core business das compra coletivas) pois os produtos praticamente tem preços tabelados e com uma margem muito pequena para os distribuidores e revendedores. Diante desses empecilhos, resolvemos repensar no modelo de negócios e vimos que poderíamos explorar muito bem um mercado que já existe, que é muito mal explorado e que quase todo gamer tem: games usados

Lá fora, pra você ter uma idéia, a Gamestop que é a maior rede varejista de games dos EUA tem a maior parte de sua receita em cima dos games usados que compra e revende

gamefik
Reprodução.

Gamer Spoiler: Quais as principais diferenças do Gamefik para as plataformas tradicionais de vendas de jogos online?

Gamefik: Temos uma gamificação (conceitos de games aplicados em contextos não-games) diferenciada em relação a outros e-commerces, onde os gamers podem ser recompensados com pontos e badges por interagir na plataforma, seja avaliando ou compartilhando informações de um game. Em um futuro bem próximo (diga-se daqui a alguns meses) as pessoas poderão participar de rankings e premiações, ganhar e trocarem entre-si itens especiais (por ex: um ‘medalhão’ onde você tem a taxa de comissão reduzida temporariamente ou um item que dá direito a 50% de desconto em qualquer produto). Queremos que o usuário se divirta e jogue fazendo negócios.

Gamer Spoiler: Quais as garantias que o usuário do Gamefik possui de que vai receber o produto comprado ou os valores do que vendeu?

Gamefik: Nos preocupamos em trabalhar com as melhores empresas para garantir a máxima segurança na experiência de uso da plataforma.

Se tratando de transações financeiras, por sermos uma “ponte” que liga um gamer ao outro, nos colocamos como se fossemos um banco. A experiência funcionará da seguinte maneira:

1º: O Comprador conclui a compra e o Gamefik retêm o dinheiro.

2º: O Vendedor é notificado, automaticamente, por e-mail e no seu perfil quando estiver “logado”. A partir daí, ele deve prosseguir enviando pelos correios o item vendido e informar o código de rastreio desta entrega na própria plataforma.

3º : O comprador ao receber o produto deve nos informar pela plataforma que a compra foi um sucesso ou não. Se for um sucesso, o Gamefik repassa o dinheiro para o vendedor.

4º: Se não foi um sucesso, o Gamefik estorna sem burocracia nenhuma o dinheiro para o comprador e penaliza o vendedor por não cumprir o que foi anunciado, que dependendo do caso, poderá ser excluído da nossa comunidade por tempo indeterminado.

gamefika (1)

Gamer Spoiler: Quantas pessoas estão trabalhando na equipe do site hoje?

Gamefik: Somos 4 co-fundadores trabalhando dia e noite praticamente numa escala de 24/7. Temos um mentor e tutor que é o João Ramirez, empreendedor e que já trabalhou no Uol, co-fundou o Migux e o Clickon, onde foi diretor de marketing e produto em ambas as ocasiões. Temos também a estrutura da F2 Investimentos onde temos um espaço de coworking e mentorias com pessoas experientes de mercado.

iK5Vkx3rlEDye
Da esquerda para a direita: Gustavo, Luan, Leonardo e Yuri

Gamer Spoiler: Dado o preço elevado dos consoles da próxima geração atualmente, vocês acham viável ter um Gamefik para consoles e acessórios num futuro próximo?

Gamefik: Nós vemos viabilidade em tudo que for de desejo e vontade dos gamers . Claro que há premissas que devemos cumprir para oferecermos outras categorias como os consoles, por exemplo. Mas acreditamos que o Gamefik poderá ser uma ferramenta de apoio em busca de melhores condições de preço. Precisamos ter uma massa crítica de pessoas em nossa comunidade para podermos brigar por isso. Agora, muito foi comentado sobre esse valor de “4 mil ronaldos” e penso que a Sony não seja boba para vir criar um console sem condições de venda em nosso país para uma massa gigante de pessoas que não tem condições de comprar o PS4 (nos incluímos nessa massa) por esse precinho “no sense”. A desculpa dos impostos é meio difícil de engolir porque não é de agora que eles existem. Será que houve erro de planejamento? Recuso-me a acreditar. Parece mais uma jogada de marketing. Sabe aquela coisa do “fale mal, mas fale de mim”. Tudo por ser, inclusive isto.

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo