EspecialNotícia

Especial – Marvel vs Capcom 3 [Parte-1]

No período entre Marvel vs Capcom 2 (2000) e o lançamento de Street Fighter IV (2009), o gênero de jogos de luta não foi um dos mais saudáveis. É claro, havia um The King of Fighters aqui, um Guilty Gearali, mas nada que realmente levantasse o moral da pancadaria em 2D novamente.

Street Fighter IV sempre foi um sonho distante, e a chance de jogos menores como Darkstalkers e Rival Schools voltarem era menor ainda. Numa comunidade que já tinha aceitado o fato de jogar games que já não eram recentes, como Street Fighter III ou mesmo Street Fighter II, os fãs casuais e dedicados aos games de luta sempre pediam por um jogo em comum: Marvel vs Capcom 3.

As condições para esse jogo acontecer sempre foram complicadas. Por muito tempo, a licença da Marvel ficou com a Electronic Arts, e depois passou para a Activision. A boa notícia de que Marvel vs Capcom 2 seria relançado na Xbox Live e PSN animou os fãs, mas foi atropelada logo em seguida pela compra da Marvel pela Disney. Parecia não haver mais solução.

Depois… Ah, chega de enrolação! O que importa é que Marvel vs Capcom 3 foi anunciado em 2010, e quem gosta de jogos de luta não consegue mais esperar até o dia 15 de fevereiro para poder jogar o mais louco jogo de luta já feito. Durante os próximos quatro dias, falaremos um pouco sobre o que você vai encontrar no game, e fazer a lista completa dos 38 lutadores Nesta primeira parte, daremos apenas a introdução ao jogo, e apresentamos a primeira dezena de personagens. Na próxima, os sistemas de jogo e mais 10 lutadores.

Levando você para passear

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=Ni9L4_zKNrM]

Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds começou a ser produzido assim que a Capcom resolveu seus problemas de licenças autorais com a gigante dos quadrinhos, em 2008 – antes mesmo que Tatsunoko vs Capcom, o primeiro jogo da série Versus em sete anos, fosse lançado.

O produtor e diretor de ambos os jogos, Ryota Niitsuma, decidiu manter a série com a mesma velocidade de sempre, mas simplificando os botões e estilo de jogo para torná-la mais convidativa a novos jogadores – algo necessário numa época em que jogos são produções caríssimas e games de luta não chamam mais tanta atenção.

Assim, MvC3 herdou o mesmo esquema de quatro botões de TatsuCap, em vez dos tradicionais seis botões. Agora existem apenas três botões de ataque (ataque fraco, médio e forte), e o botão Exchange, que serve para trocar de personagem. Porém, a essência de MvC2 continua lá. As lutas têm três personagens em cada equipe, que podem ser trocados a qualquer momento e terem seus ataques combinados para criar resultados devastadores. O combate extremamente rápido e o sistema de combos que permite que quase qualquer golpe se conecte a outro cria um jogo onde ataques que derrubam um oponente em cinco segundos não sejam raros. As lutas conseguem ser tão rápidas e manter o belíssimo visual graças à tecnologia por trás do game. A Capcom usou seu motor gráfico MT Framework,o mesmo usado em Resident Evil 5 e Lost Planet 2. Segundo Niitsuma, “é a tecnologia mais avançada já colocada em um jogo de luta”. Depois de ver toda a loucura que acontece tanto nas lutas quanto nos cenários, e tudo isso se manter sem queda de quadros por segundo (pelo menos nas demonstrações do jogo), não duvidamos das palavras do diretor. Mas vamos parar por aqui, e deixar o sistema de jogo para a próxima parte. Fique agora com uma rápida apresentação dos 10 primeiros personagens revelados, quando o jogo foi apresentado pela primeira vez, em abril do ano passado.

Ryu
Série:
Street Fighter
Primeira aparição: Street Fighter (1987)
Participações em outros jogos: Ryu deve ter aparecido em quase todos os jogos de luta 2D da Capcom. Ele está por toda parte.

Sinceramente, é muito difícil que você esteja lendo um site sobre videogames e não saiba quem é o Ryu. Ele dá hadouken. Está presente em todos os Street Fighter há mais de 23 anos e também em toda a série Versus, sem falar em um monte de outros jogos de luta da Capcom. Já enfrentou até o elenco de The King of fighters, e vai lutar contra os caras do Tekken em 2012. É o Mario dos jogos de luta. Ryu é sempre o personagem mais equilibrado, o lutador perfeito para novos jogadores, que pode se tornar muito eficiente nas mãos de jogadores experientes. Seu Shinkuu Hadouken agora pode ser mirado em qualquer direção, e é ridiculamente rápido de se ativar. Ryu não é o personagem dos combos mais incríveis, mas nunca será um integrante ruim em seu trio.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=9623mkrUxYA&feature=related]

Chris Redfield

Série: Resident Evil
Primeira aparição: Resident Evil (1996)
Participação em outros jogos: essa é a primeira vez que Chris aparece fora da série Resident Evil

A presença o protagonista de Resident Evil nesse jogo de luta não surpreendeu muita gente. A natureza exagerada do jogo, a presença de Jill Valentine em Marvel Vs Capcom 2 e a versão “mamãe, mergulhei num poço de esteroides” de Chris, baseada em Resident Evil 5, acabaram fazendo dele uma escolha sensata para o título. Embora Chris não esteja caçando nenhum zumbi ou algo do gênero em Marvel Vs Capcom 3, ele ainda está à procura de Albert Wesker, por isso trouxe todo seu arsenal. A maioria de seus golpes parece ter um bom alcance, usando armas de fogo, e Chris parece um lutador agradável aos jogadores iniciantes.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=S7Z5QlPrrTA]

Morrigan Aensland

Série: Darkstalkers
Primeira aparição: Darkstalkers (1994)
Participações em outros jogos: séries Marvel Vs Capcom e Capcom vs SNK, Namco vs Capcom

Muitos nunca jogaram Darkstalkers, popular série de luta da Capcom da década de 90, mas Morrigan se tornou muito mais famosa do que sua série de origem. A vampira quase protagonista da já esquecida série de luta é extremamente sexy, e apesar de sua aparência intimidadora, ela não é uma vilã.

Morrigan é uma personagem do “estilo shoto,”, como são chamados personagens com golpes e comandos semelhantes aos de Ryu e Ken (Hadouken, Shoryuken). Ela parece se assemelhar mais à sua versão de Tatsunoko vs Capcom do que a de Marvel vs Capcom 2, com alguns golpes mais difíceis de conectar.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=qvQ97wagKRY] Dante

Série: Devil May Cry
Primeira aparição: Devil May Cry (2001)
Participação em outros jogos: Viewtiful Joe, Shin Megami Tensei 3: Nocturne

Dante chegou aos videogames na época em que o PlayStation 2 começava a ganhar jogos decentes, e Devil May Cry se tornou um clássico do sistema, redefinindo os jogos de ação. Ele aparece em MvC3 em sua versão Devil May Cry 3, mais metido do que nunca com o sobretudo sem camiseta. Sua inclusão no jogo foi uma das mais comemoradas, especialmente depois de ter ficado de fora de Tatsunoko vs Capcom, onde os fortes rumores de sua presença se provaram falsos.

O mais interessante é que Dante é um dos lutadores mais complexos e versáteis de todo o elenco. Segundo o time de produção, ele tem mais golpes que qualquer outro personagem na história dos jogos de luta da Capcom. São mais de 30 golpes! Ele tem uma arma para cada situação (todas as armas de DMC3 são usadas de alguma forma), e surpreender os adversários deve ser muito fácil para os jogadores dedicados. Com tantos golpes, ele também deve favorecer os jogadores que só querem chacoalhar o controle e apertar tudo ao mesmo tempo.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&v=khkIM50M0UI&NR=1]

Felicia

Série: Darkstalkers
Primeira aparição: Darkstalkers (1994)
Participações em outros jogos: Pocket Fighter, Super Puzzle Fighter, Cross Edge

Mais uma representante de Darkstalkers, Felicia é a personagem bonitinha e tresloucada. É uma gata com pouca roupa, mais um personagem que combina com o tom insano de MvC3. Já estava presente em MvC2, mas não sabemos se seu retorno é por sua popularidade no jogo anterior ou se para medir tal popularidade no novo jogo, para um possível e esperado Darkstalkers 4.

Felicia é uma personagem rápida com golpes que não seguem um padrão muito normal, confundindo facilmente adversários menos experientes. Boa lutadora para pressionar seus oponentes.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=Dq9Nb8aHpgw] Wolverine

Série: X-Men
Primeira aparição: The Incredible Hulk #181, 1974
Participações em outros jogos: X-Men: Children of the Atom, Marvel Super Heroes, Tony Hawk’s Pro Skater 3

Wolverine é o Ryu dos X-Men. Se há um jogo que reúne heróis da Marvel, você tem que colocar Logan entre os personagens. Sua presença em MvC3 também era tão óbvia quanto a de Ryu, já que ele esteve em toda a franquia versus e sempre foi um personagem popular nos jogos.

Wolverine é popular, sim, mas nem sempre um personagem muito bom. Um dos melhores nos dois primeiros jogos Versus, foi “dividido” em dois Wolverines meia-boca em MvC2. Para o novo jogo, ainda não dá para saber se ele voltou à velha forma. A estratégia é de pressão constante em cima do oponente, com seus Berseker Barrages e qualquer golpe que cutuque o adversário.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=X4vSboO8HDI] Iron Man

Série: Iron Man
Primeira aparição: Tales of Suspense #39, 1963
Participações em outros jogos: Marvel Super Heroes, Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal

Tony Stark, o Homem de Ferro, se tornou um dos personagens mais adorados da Marvel nos últimos tempos graças aos dois filmes de sucesso. Inventor bilionário que curta a vida como um grande playboy, Stark cria uma armadura para salvar sua vida e, posteriormente, salvar o mundo. Mas ele continua sendo um bilionário fanfarrão.

Iron Man não parece ter mudado tanto em relação a MvC2. Seu Proton Cannon ainda é um golpe que tira uma quantidade ridícula de energia, e sua mistura de golpes de longa e média distância ainda é muito efetiva.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=bxH676XvxuQ] Hulk

Série: The Incredible Hulk
Primeira aparição: The Incredible Hulk #1 (1962)
Participações em outros jogos: Marvel Super Heroes: War of the Gems; Marvel Ultimate Alliance 2

Uma coisa boa desses heróis extremamente famosos da Marvel é que eles são tão conhecidos, que nem precisamos gastar muito tempo explicando quem são. Quando o cientista Bruce Banner fica bravo, com ódio ou frustrado, ele se transforma no Incrível Hulk, um dos caras mais fortes do universo Marvel, segundo alguns que entendem do assunto. E ele fica nervoso com uma facilidade impressionante.

Ele não parece muito diferente de MvC2. Extremamente lento, extremamente forte, Hulk ainda tem um dos socos mais fortes dos jogos de luta. Nas mãos de quem sabe lidar com sua falta de mobilidade, é um personagem bem perigoso, especialmente agora que ele consegue fazer combos aéreos com muito mais facilidade.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=syFJmeg1tg8&feature=relmfu] Captain America

Série: Captain America
Primeira aparição: Captain America Comics (1941)
Participações em outros jogos: Captain America and the Avengers, Marvel Ultimate Alliance 2

Steve Rogers era homem comum que foi transformado em um supersoldado para ajudar os Estados Unidos a vencer a Segunda Guerra Mundial, o Capitão America. Depois do conflito, ficou uns 20 anos congelado, e então se tornou um d’Os Vingadores.

Ele mantém a maioria de seus golpes dos jogos anteriores, e até seus combos estão parecidos, mesmo com o novo esquema de botões. É um personagem equilibrado com opções para todas as distâncias. É um shoto da Marvel.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=1vkerGNQvx0] Deadpool

Série: Deadpool
Primeira aparição: New Mutants #98, 1991
Participações em outros jogos: X-Men Legends II, Marvel Ultimate Alliance 2

Deadpool é um dos personagens mais insanos da Mavel, e na verdade não fazia muito sucesso na década de 90. De uns tempos para cá, sua popularidade cresceu expressivamente, e assim ele chegou a MvC3. Um dos grandes pontos de sua história é quebrar a quarta parede e fala diretamente com o leitor, ou faz referência a assuntos do mundo real. No jogo, isso não é diferente. Gritos como “você deveria treinar mais!” e coisas do gênero fazem dele o lutador mais engraçado do game, sem dúvida.

Na hora de lutar, Deadpool parece bem competente. Seus golpes parecem simples de executar, com resultados não convencionais. Seu Hyper de nível 3 é absurdo: ele começa a andar e, caso o oponente o acerte durante a caminhada, Deadpool espanca o adversário com sua própria barra de energia! E a arranca da tela e bate no inimigo. Não precisamos dizer mais nada: ele é louco.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=TIHN5OfVhak]

VIA Arena IG

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo